
Projeto de Recuperação do

O FUTURO É UMA VOLTA AO PASSADO
O sistema de bondes no Município de Petrópolis funcionou desde 1912 até 1939 quando foi desativado, mas precisamos olhar para o futuro e enxergar que ainda é possível sua reestruturação, aproveitando parte do leito ferroviário que foi erradicado e, assim, trazer uma solução para a diminuição do números de carros e ônibus circulando no Centro Histórico de Petrópolis e ainda criar uma grande atração turística para a cidade.

O Projeto
A proposta é criar duas linhas regulares, com um funicular para acesso da Rua Teresa e uma terceira linha exclusiva para o turista, que circulará por todos os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Petrópolis.
Como em muitos lugares da Europa, o bondes elétricos de Petrópolis teria um passe valido de um dia, dando direito a entrar e sair quantas vezes o turista quiser durante todo o dia e com sistema de som e vídeo sincronizado com as atrações da Cidade, contando suas histórias e descrições, como os “sightseeing” muito comuns nas principais Cidades do continente europeu.
Linhas Propostas
Linha 1
Terminal Dona Isabel
Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I)
Centro Histórico
Terminal São Pedro de Alcântara (Centro II)
Funicular
Dr. Sá Earp
Rua Teresa
Turística
Museu Imperial
Catedral
Casa do Barão de Mauá
Palácio de Cristal
Bohemia
Santos Dumont
Museu de Cera
Linha 2
Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I)
Quissamã
Brigadeiro Castrioto
Itamarati
UPA Cascatinha
Terminal Cascatinha

LINHA 1
Terminal Dona Isabel - Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I) - Centro Histórico - Terminal São Pedro de Alcântara (Centro II)

FUNICULAR
Dr. Sá Earp - Rua Teresa


Linha Turística
“Sightseeing”
Museu Imperial - Catedral - Casa do Barão de Mauá - Palácio de Cristal - Bohemia - Santos Dumont - Museu de Cera


LINHA 2
Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I) - Quissamã - Brigadeiro Castrioto - Itamarati - UPA Cascatinha - Terminal Cascatinha
