top of page
1Vladimir%20-Clube%20do%20%C3%B4nibus%20

Projeto de Recuperação do

Logo Bondes - 01.png

O FUTURO É UMA VOLTA AO PASSADO

O sistema de bondes no Município de Petrópolis funcionou desde 1912 até 1939 quando foi desativado. Precisamos olhar para o futuro e enxergar que ainda é possível sua reestruturação, aproveitando parte do leito ferroviário que foi erradicado e, assim, trazendo uma solução para a diminuição do números de carros e ônibus circulando no Centro Histórico de Petrópolis e criando uma grande atração turística.
Os bondes são não poluentes, usando uma energia limpa por serem elétricos, atraem muitos turistas pelo seu charme haja visto os elétricos de Lisboa, que são uma das maiores atrações turísticas da cidade.

O Projeto

Nossa proposta é criar duas linhas regulares, com um funicular para acesso da Rua Teresa e uma terceira linha exclusiva para o turista, que circulará por todos os principais pontos turísticos do Centro Histórico de Petrópolis.
Como em muitos lugares da Europa, o bondes elétricos de Petrópolis teria um passe (passagem) de um dia, que dará direito a entrar e sair quantas vezes o turista quiser durante todo o dia e com sistema de som sincronizado, e/ou display LCD com imagens com as atrações da Cidade, contando suas histórias e descrições, como os “sightseeing” muito comuns nas principais Cidades do continente europeu.

Linhas Propostas

Linha 1

Terminal Dona Isabel

Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I)

Centro Histórico

Terminal São Pedro de Alcântara (Centro II)

Funicular

Dr. Sá Earp

Rua Teresa

Turística

Museu Imperial

Catedral

Casa do Barão de Mauá

Palácio de Cristal

Bohemia

Santos Dumont

Museu de Cera

Linha 2

Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I)

Quissamã

Castriroto

Itamarati

UPA Cascatinha

Terminal Cascatinha

bras08e.jpg

LINHA 1

Terminal Dona Isabel - Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I) - Centro Histórico - Terminal São Pedro de Alcântara (Centro II)

LINHA 1.jpg

FUNICULAR

Dr. Sá Earp - Rua Teresa

Via ligação Sá Earp para Rua Teresa FUNI
bonde-de-santos_edited_edited.jpg

Linha Turística

“Sightseeing”

Museu Imperial - Catedral - Casa do Barão de Mauá - Palácio de Cristal - Bohemia - Santos Dumont - Museu de Cera

Circuito.jpg
P_20200801_121955_edited.jpg

LINHA 2

Terminal Imperatriz Leopoldina (Centro I) - Quissamã - Castriroto - Itamarati - UPA Cascatinha - Terminal Cascatinha

LINHA 2.jpg

Benefícios

Melhoria do transporte no centro histórico
Diminuição do trânsito no centro da cidade
Geração de empregos e renda
Recuperação de prédios históricos
Turismo incrementado
Mídia espontânea
Atrativo para o turista 
Melhoria do transporte público disponível à população
Confiabilidade
Baixo custo de manutenção

bottom of page