top of page
7.jpg

Projeto Cidadania

O PROJETO

É um projeto pedagógico com o objetivo de resgatar a história ferroviária dos municípios onde é aplicado, junto aos alunos das escolas públicas e privadas. 
O trabalho educacional faz com que os alunos se envolvam com a história ferroviária e sejam disseminadores juntos com a equipe de professores, resgatando o sentimento de pertencimento da história da sua cidade.  

 

O projeto é desenvolvido através de palestras, visitas a museus, atividades lúdicas como contação de história, personagens marcantes do tema, exposição de maquetes e distribuição de cartilha de acordo com a idade das crianças e adolescentes. Atividades como leitura e escrita são incentivadas. 
É aplicado na Educação In
fantil, Fundamental I e II.

 
No encerramento do projeto as crianças apresentam o resultado do que aprenderam, através de um trabalho feito de recicláveis com premiação dos melhores de cada segmento.


O trabalho já vem sendo desenvolvido desde 2022, com apoio da Secretária de Educação do Município de Petrópolis, onde no primeiro ano foi desenvolvido na Escola Municipal Nilton São Thiago em Nogueira, considerada como escola modelo no município e no ano seguinte desenvolvido na Escola Municipal Carlos Canedo em Pedro do Rio e no último ano na Escola Municipal Geraldo Ventura Dias no meio da Serra da Estrela, todas com realidades bem distintas e com excelentes resultados.

Galeria de Fotos

Projetos feitos com materiais reciclados feitos pelas crianças
Uma das escolas onde o projeto já foi implementado
Escola de Petrópolis
Alunos participantes do projeto em Petrópolis
Trabalhos de conclusão das crianças
Aula realizada no Museu Ferroviário da Estação Ferroviária de Nogueira
Sede do projeto em Valença
Escola onde realizamos as aulas

O projeto está indo para o município de Vassouras a convite da Secretaria de Urbanismo e Patrimônio Histórico com patrocínio da MRS Logistica S/A, para ser implantado dentro de um vagão.

O município de Areal teve a verba aprovada por unanimidade no valor integral de R$ 213.918,00 pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Os municípios de Sapucaia e Miguel Pereira já manifestaram interesse no projeto.

bottom of page