top of page

Bate Papo no
Café da Estação

O projeto consiste na produção de uma série de vídeos entrevistando personalidades, gravados em diferentes locais de acordo com o tema.
O objetivo é mostrar a ferrovia de uma forma diferenciada, apresentando o rico patrimônio artístico, cultural e histórico e a importância que o tema teve e tem para o Estado do Rio de Janeiro e para o País.

 

Nas entrevistas são abordados diversos assuntos da área ferroviária com a participação de historiadores, pesquisadores, ferroviários e ferroviaristas, que vão falar sobre história, curiosidades, casos pitorescos entre outras situações.
O primeiro vídeo foi realizado com o Diretor do Museu Imperial falando sobre o grande interesse do Imperador D. Pedro II pela ferrovia e a participação efetiva do Barão de Mauá, que trouxe a primeira ferrovia ao país. 
O segundo vídeo conta a história do Museu Municipal do Trem localizado na Estação de Nogueira.
E o terceiro traz a história da Estrada de Ferro do Grão Pará que não poderia ser contada por outra pessoa senão o grande entusiasta Antonio Pastori, gravado ao lado da locomotiva n° 11 montada nas oficinas do Alto da Serra em Petrópolis atualmente exposta nos salões das Carruagens do Museu Imperial. 


É importante resgatar a memória cultural e histórica das ferrovias do Estado do Rio de Janeiro, berço da primeira ferrovia brasileira e onde em quase todos os municípios o trem passou um dia, sendo responsável por parte do desenvolvimento dessas cidades. 


Essa história precisa ser resgatada e lembrada para que não seja esquecida pelas gerações futuras.

Assista Ao primeiro episódio

Galeria de Fotos

2
4
3
1
bottom of page