O projeto busca restabelecer a linha do trem turístico que foi desativada em meados do ano 2000. 

Trem da Estrada Real

Paraíba do Sul - Cavaru

A Estação Ferroviária de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II. A estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro.

Hoje, encontra-se um Centro Municipal de Cultura e um Museu Ferroviário, com peças antigas e maquete de ferromodelismo, e o Museu Histórico Iconográfico, com um acervo de 300 fotos da cidade, em painéis e em  um terminal eletrônico. Existe uma galeria subterrânea com peças históricas expostas.

Estação original
Estação em funcionamento
Estação de Paraíba do Sul
Trem da Estrada Real
Estação antiga
Ponte Preta
Museu Ferroviário na Estação de Paraíba do Sul
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o trajeto

O Trem da Estrada Real parte do centro de Paraíba do Sul, cruza uma passagem giratória, que é operada manualmente, segue pela ponte Leopoldo Teixeira Leite, construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898, para passagem de trens, é conhecida como Ponte Preta e chega no distrito de Cavaru. O trajeto possui aproximadamente 14,5 km de extensão.

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Atualmente a prefeitura de Paraíba do Sul tem interesse em retomar o Trem da Estrada Real, sentindo falta do barulho da Maria Fumaça. A expectativa é de que o passeio do Trem da Estrada Real retome o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

 
Recentemente foram realizados dois encontros entre a AFPF e representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul para análise e desenvolvimento do projeto onde foram definidas as diretrizes para o restabelecimento da linha.