top of page

O projeto busca restabelecer a linha do trem turístico que foi desativada em meados do ano 2000. 

Trem da Estrada Real

Paraíba do Sul - Cavaru

A Estação Ferroviária de Paraíba Parahyba do Sul foi inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II. A estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, com a proclamação da República, alterado para Central do Brasil.
Durante os tempos áureos do café a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro. Hoje, na estação encontra-se um Centro Municipal de Cultura e onde temos um Museu Ferroviário, com peças antigas e maquete de ferromodelismo, além do Museu Histórico Iconográfico, com um acervo de 300 fotos da cidade, em painéis e num terminal eletrônico. Existe ainda uma galeria subterrânea que liga a av. Ayrton Senna à estação ferroviária, com peças históricas expostas.

Estação original
Estação em funcionamento
Estação de Paraíba do Sul
Trem da Estrada Real
Estação antiga
Ponte Preta
Museu Ferroviário na Estação de Paraíba do Sul
WhatsApp-Image-2021-03-08-at-10.02

o trajeto

O Trem da Estrada Real partirá da estação de Paraíba do Sul, no centro da Cidade, num trajeto total de cerca de 14,5 Km. Logo após a saída da estação, ele cruza uma rua por meio da ponte giratória, que é operada manualmente. Dali, cerca de 1.200 metros depois, ele chega até a ponte ferroviária Leopoldo Teixeira Leite, de estrutura metálica, construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898 e conhecida como Ponte Preta.
Após cruzar o rio Paraíba do Sul, que dá nome a Cidade, o trem segue por áreas urbanas e rurais, passando pelas localidades de Inema e Werneck, até chegar no Distrito de Cavaru, ponto final do passeio.

MAPA.jpg

A Prefeitura de Paraíba do Sul tem interesse em retomar o Trem da Estrada Real, e tem apoiado medidas que visem retornar o barulho da Maria Fumaça. Mas o projeto demanda recursos financeiros que ainda não permitiram o início das obras de reformas das super-estruturas (pontes e via permanente), nem a aquisição de material rodante necessário (locomotivas, carros de passageiros e vagões).
A AFPF mantem contato com representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul para análise e desenvolvimento do projeto e para o restabelecimento da linha e a expectativa é de que o passeio do Trem da Estrada Real retome o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

bottom of page