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O projeto busca restabelecer a linha do trem turístico que foi desativada em meados do ano 2000. 

Trem da Estrada Real

Paraíba do Sul - Cavaru

A Estação Ferroviária de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II. A estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro.

Hoje, encontra-se um Centro Municipal de Cultura e um Museu Ferroviário, com peças antigas e maquete de ferromodelismo, e o Museu Histórico Iconográfico, com um acervo de 300 fotos da cidade, em painéis e em  um terminal eletrônico. Existe uma galeria subterrânea com peças históricas expostas.

o trajeto

O Trem da Estrada Real parte do centro de Paraíba do Sul, cruza uma passagem giratória, que é operada manualmente, segue pela ponte Leopoldo Teixeira Leite, construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898, para passagem de trens, é conhecida como Ponte Preta e chega no distrito de Cavaru. O trajeto possui aproximadamente 14,5 km de extensão.

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Atualmente a prefeitura de Paraíba do Sul tem interesse em retomar o Trem da Estrada Real, sentindo falta do barulho da Maria Fumaça. A expectativa é de que o passeio do Trem da Estrada Real retome o turismo e o desenvolvimento econômico da região.

 
Recentemente foram realizados dois encontros entre a AFPF e representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul para análise e desenvolvimento do projeto onde foram definidas as diretrizes para o restabelecimento da linha.

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