O projeto busca restabelecer a linha do trem turístico que foi desativada em meados do ano 2000.
Trem da Estrada Real
Paraíba do Sul - Cavaru
A Estação Ferroviária de Paraíba do Sul foi inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II. A estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, alterado para Central do Brasil. Durante os tempos áureos do café a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro.
Hoje, encontra-se um Centro Municipal de Cultura e um Museu Ferroviário, com peças antigas e maquete de ferromodelismo, e o Museu Histórico Iconográfico, com um acervo de 300 fotos da cidade, em painéis e em um terminal eletrônico. Existe uma galeria subterrânea com peças históricas expostas.
o trajeto
O Trem da Estrada Real parte do centro de Paraíba do Sul, cruza uma passagem giratória, que é operada manualmente, segue pela ponte Leopoldo Teixeira Leite, construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898, para passagem de trens, é conhecida como Ponte Preta e chega no distrito de Cavaru. O trajeto possui aproximadamente 14,5 km de extensão.
Atualmente a prefeitura de Paraíba do Sul tem interesse em retomar o Trem da Estrada Real, sentindo falta do barulho da Maria Fumaça. A expectativa é de que o passeio do Trem da Estrada Real retome o turismo e o desenvolvimento econômico da região.
Recentemente foram realizados dois encontros entre a AFPF e representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul para análise e desenvolvimento do projeto onde foram definidas as diretrizes para o restabelecimento da linha.