O projeto busca restabelecer a linha do trem turístico que foi desativada em meados do ano 2000.
Trem da Estrada Real
Paraíba do Sul - Cavaru
A Estação Ferroviária de Paraíba Parahyba do Sul foi inaugurada em 1867 com a ilustre presença do Imperador D. Pedro II. A estação integrou Paraíba do Sul ao eixo Rio-Minas, na Estrada de Ferro que levava o nome do regente, mais tarde, com a proclamação da República, alterado para Central do Brasil.
Durante os tempos áureos do café a estação favoreceu o escoamento do fruto produzido na região para o Porto do Rio de Janeiro. Hoje, na estação encontra-se um Centro Municipal de Cultura e onde temos um Museu Ferroviário, com peças antigas e maquete de ferromodelismo, além do Museu Histórico Iconográfico, com um acervo de 300 fotos da cidade, em painéis e num terminal eletrônico. Existe ainda uma galeria subterrânea que liga a av. Ayrton Senna à estação ferroviária, com peças históricas expostas.
o trajeto
O Trem da Estrada Real partirá da estação de Paraíba do Sul, no centro da Cidade, num trajeto total de cerca de 14,5 Km. Logo após a saída da estação, ele cruza uma rua por meio da ponte giratória, que é operada manualmente. Dali, cerca de 1.200 metros depois, ele chega até a ponte ferroviária Leopoldo Teixeira Leite, de estrutura metálica, construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898 e conhecida como Ponte Preta.
Após cruzar o rio Paraíba do Sul, que dá nome a Cidade, o trem segue por áreas urbanas e rurais, passando pelas localidades de Inema e Werneck, até chegar no Distrito de Cavaru, ponto final do passeio.
A Prefeitura de Paraíba do Sul tem interesse em retomar o Trem da Estrada Real, e tem apoiado medidas que visem retornar o barulho da Maria Fumaça. Mas o projeto demanda recursos financeiros que ainda não permitiram o início das obras de reformas das super-estruturas (pontes e via permanente), nem a aquisição de material rodante necessário (locomotivas, carros de passageiros e vagões).
A AFPF mantem contato com representantes da Prefeitura de Paraíba do Sul para análise e desenvolvimento do projeto e para o restabelecimento da linha e a expectativa é de que o passeio do Trem da Estrada Real retome o turismo e o desenvolvimento econômico da região.