top of page

Trem Turístico de Miguel Pereira

O projeto traz de volta a Maria Fumaça à Miguel Pereira. Desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, em parceria com membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária - AFPF nos anos de 2019 e 2020, o trem da Estrada de Ferro Miguel Pereira, nome adotado pela Prefeitura de Miguel Pereira - PMMP fará sua viagem inaugural dia 25 de outubro de 2023 data da comemoração do aniversário do município.

O PROJETO

O projeto reconstrói um trecho de 4,5 km da antiga Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil no Município de Miguel Pereira, entre as estações de Governador Portela e Miguel Pereira.
O projeto apresenta duas áreas de manobra nas extremidades da linha férrea. Um girador de locomotivas com desvio junto a estação de Miguel Pereira, e um triângulo de reversão, somado a um pátio de manobras e o acesso as Oficinas, no trecho junto a estação de Governador Portela.

O projeto de Miguel Pereira é o primeiro projeto de Trem Turístico no Estado do Rio de Janeiro e o primeiro a utilizar locomotivas a vapor.

O TREM

A PMMP buscou uma parceria com a Fecomércio-RJ e conseguiu a doação de uma frota de três locomotiva a vapor Baldwin e 7 carros de passageiros em madeira, que operavam no extinto Trem Turístico do SESC-Grussaí, no Município de São João da Barra, no norte do Estado do Rio de Janeiro.
Durante as obras na linha férrea, a Associação Fluminense de Preservação Ferroviária disponibilizou o empréstimo da locomotiva Stolz, para ajudar na operação de manobra do material rodante e nos testes de lastro da linha, e que deve permanecer em Miguel Pereira, trabalhando na operação do Trem Turístico.

bottom of page