Trem Turístico de Miguel Pereira

O projeto vai trazer de volta a Maria Fumaça para Miguel Pereira. 

O PROJETO

O Prefeito de Miguel Pereira decidiu abandonar os planos em curso de rebitolagem da linha, passando de bitola métrica para bitola larga e utilizando uma automotriz, e buscou uma parceria com a Fecomércio e conseguiu uma doação de uma Maria Fumaça e vários carros de passageiros que se encontravam no Sesc de Grussaí.

Com isso, fez uma nova licitação para a operação do Trem Turístico e irá retornar com a bitola métrica do trecho entre Miguel Pereira e Governador Portela.

Projetado pela Prefeitura Municipal de Miguel Pereira e desenvolvido pela Sociedade de Pesquisa para Memória do Trem, em parceria com membros da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF), o projeto visa reimplantar um trecho de cerca de 4,5 Km da antiga Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil.

O Projeto do Trem Turístico de Miguel Pereira é um dos projetos em curso no Estado do Rio de Janeiro em vias de se concretizar.

O grupo de empresas vencedor da licitação já evoluiu com o processo e as obras na via e a reforma do material rodante estão com planos de início em breve, quando as prioridades do Município retornem à normalidade.

O TREM

A Prefeitura de Miguel Pereira recebeu uma locomotiva a vapor Baldwin, além de 4 carros de passageiros em madeira, um vagão prancha e um vagão tanque, todos doados pela FECOMERCIO tornando viável a operação.

Ainda será recuperada a linha férrea, as locomotivas e os carros de passageiros, além da construção de um pátio junto à estação de Governador Portela para guarda e oficinas.